A autoestima é essencial

auto-estima-gato

A maior dádiva, que você pode dar ao seu filho, é uma autoestima saudável. A criança se sente valorizada e confia em si mesma. Tem uma autoestima positiva.

Você pode ajudar seu filho e sentir-se valorizado, passando um bom tempo com ele: brincando, jogando, lendo livros, contando história ou simplesmente ouvindo-o.

Você também pode ajudá-lo a sentir-se valorizado, ajudando-o a descobrir-se a tornar-se a pessoa que ele desejar ser. As pessoas, que realmente gostam daquilo que são, atraem sucesso.

Porém, a felicidade é mais do que alcançar o sucesso. Ajudar seu filho a ganhar autoconfiança é necessário para que possa lidar com falhas, perdas, vergonhas, dificuldades e derrotas. Isso é tão ou mais importante que ter sucesso ou ser o melhor.

Quando a criança tem autoconfiança suficiente para lidar com os sentimentos, como o medo, a fúria e a tristeza, alcança uma segurança interior que lhe permite abrir-se para o mundo em que vive.

Falar sobre os sentimentos ensina a criança que de vez em quando é normal sentir-se triste, zangada ou assustada.

Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna-se livre para desfrutar seu mundo, para sentir-se segura com suas habilidades e ser feliz.

autoestima

Sentimento: AMOR

Sentir-se amado, trás uma sensação especial de aconchego, afeto e segurança para a criança. Algumas vezes os pais, erroneamente, acreditam que o amor é expresso por meio de presentes e festas especiais, em particular, quando seu filho se comporta bem. Entretanto, a maior parte do tempo, todos gostariam que seus pais passassem mais tempo com eles.

Dar a seu filho um abraço, um sorriso ou ser calmo e paciente, especialmente, em situações difíceis, todos os dias, é sinal de amor. Na vida ocupada, dar a seu filho o tempo e a atenção que ele necessita pode ser difícil. Todavia os resultados são importantes.

Quando seu filho perceber que está sendo amado, construirá uma autoestima saudável, se tornará bom para com os outros e vivera no mundo com menos medo.

imagemmae01

Sentimentos: BONDADE

A bondade flui naturalmente de uma criança com a auto-estima saudável. Bondade é como a luz do sol. Porque faz com que todos se sintam aquecidos. Bondade é dividir nossa atenção e bons sentimentos com outras pessoas, especialmente com os que se sentem tristes e sozinhos.

Existem infinitas oportunidades para ensinar seus filhos sobre a bondade, por exemplo, em suas atividades diárias. Se as crianças são tratadas com bondade, valorizarão a si e serão bondosos para com os outros, incluindo os animais. Assim, elas ajudarão a criar um mundo melhor para todos.

 felicidade

Sentimento: FELICIDADE

A felicidade possibilita uma autoestima saudável. Crianças felizes têm uma grande capacidade de viver espontaneamente, brincar e desfrutar das pequenas coisas, como folhas de outono, sementes e até jogos imaginativos.

Um período de tempo passado com um adulto carinhoso ajuda as crianças a se sentirem valorizadas e a se tornarem afetivas, sociáveis e atentas aos sentimentos dos outros.

Crianças felizes têm autoconfiança necessária para lidar com as dificuldades e também para libertarem-se da insegurança e, assim, ficarem abertas para a vida e todas as suas possibilidades.

felicidade_bolhas

Sentimento: INVEJA

Uma autoestima saudável ajudará seu filho a lidar com o difícil sentimento: inveja. É natural a criança sentir inveja. A inveja expressa o desejo de ter (ou ser) algo que o outro tem (ou é)…Crianças podem ter inveja do brinquedo dos outros, das habilidades e até mesmo das amizades.

Você pode ajudar seu filho a lutar contra o sentimento de inveja, ensinando-o como amar e valorizar quem ele é. Independente dos brinquedos, habilidades e amizades que ele tenha.

Quando seu filho valoriza a si mesmo interiormente, deixa de se comparar com outros.  Brincar, conversar e fazer coisas juntos ajudará seu filho a sentir-se valorizado, confiante e importante, com pequenas razões para sentir inveja.

sem-titulo-2

Sentimento: IRRITAÇÃO

A autoestima saudável reduz a raiva. A irritação é uma das mais difíceis emoções. As crianças precisam aprender que todos nós alguma vez, ficamos irritados, pois é um sentimento natural.

Dar a chance para que as crianças expressem seus sentimentos pode fazê-los sentir-se valorizados, e a sua irritação pode ir embora da forma saudável.

Ajuda as crianças a encontrarem suas próprias soluções e, então atingirem, possibilidades e construção de autoconfiança necessária para não serem controlados pelos sentimentos de raiva e irritação.

mimada

Sentimento: MEDO

A autoestima saudável reduz a ansiedade. Aranhas, trovões, relâmpagos, ficar sozinha no escuro e muitas coisas da nossa imaginação podem nos causar medo.

Ouvir atentamente quais são os medos do seu filho poderá ajudá-lo a se sentir valorizado e assegurar que ele não se envergonhe por se sentir com medo.

Conversar com as crianças sobre estes sentimentos ajuda a desenvolver a autoconfiança necessária para adaptar-se a eles e perceber que mesmo os sentimentos de maior medo no final passarão.

medos

Sentimento: SOLIDÃO

Uma autoestima saudável permitirá que seu filho suporte o sentimento de solidão, quando este acontecer. Você pode ajudar seus filhos a lutar contra esse sentimento, incentivando-os a compartilhar com outras pessoas seus sentimentos.

Isso pode fazer com que ele se sinta melhor, e o sentimento de desconforto passe.Quando as crianças confiam em si poderão suportar os sentimentos negativos, assim, mesmo estando sozinhas. Poderão se sentir bem.

Você pode ajudar o seu filho a sentir-se menos sozinho, ensinando-o a amar e valorizar quem ele é. Quando as crianças valorizam a si interiormente, a solidão não será tão profunda, quer estejam com outros ou sozinhos.

CRIANA~1

Sentimento: TRISTEZA

Uma autoestima saudável ajuda a criança a lidar com o sentimento de tristeza. Muitas coisas podem deixar ou tornar uma criança triste: uma separação, a morte de uma pessoa importante ou morte (ou a morte de um animal de estimação) ou uma doença grave.

O amor dos pais ajuda a criança a sentir-se valorizada e também desenvolver sua autoestima.  Quando a criança consegue identificar seu sentimento de tristeza e compreender as perdas que estão por trás dele. Constrói a autoconfiança necessária para lidar com os problemas da vida em frente.

 BONDADE

Deixe um comentário